segunda-feira, julho 17, 2006

 

Carta ao leitor

Carata ao eleitor http://comprar.blogspot.com/
Nas mãos do presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faria um bem ao país e a sua biografia se vetasse a segunda tentativa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) de instituir no Brasil mecanismos de coerção e mediocrização da atividade jornalística. Com uma diretoria formada basicamente por assessores de imprensa de empresas estatais que se fazem passar por jornalistas, a Fenaj tinha tentado dois anos atrás criar um Conselho Federal de Jornalismo (CFJ). A pretexto de "orientar, disciplinar e fiscalizar" a atividade, a tal conselho seria dado o poder de multar, punir e até cassar o registro profissional de jornalistas. Com sua natureza despótica desnudada pela reação quase unânime dos próprios jornalistas, o projeto foi, em boa hora, retirado do Congresso pelo presidente Lula.

A nova investida autoritária, de iniciativa do deputado Pastor Amarildo (PSC-TO) por orientação da Fenaj, foi aprovada pelo Congresso sem discussão adequada. Ela é ainda mais incivil do que teria sido a criação do CFJ. A Lei Amarildo exige diploma de curso superior de jornalismo a todos os que trabalham na imprensa escrita, nos telejornais e na internet. Todos, sem exceção, sejam eles colunistas, comentaristas de futebol, ilustradores e até chargistas. A nova disposição legal igualmente exige diploma de todos os professores das escolas de jornalismo. Tendo como base uma legislação dos tempos mais duros do regime militar, a lei tem inspiração ainda mais arcaica. Ela recria no Brasil em pleno século XXI as guildas medievais, corporações que decidiam com mão-de-ferro quem podia ser ourives, pintor ou escultor. Tudo em nome da reserva de mercado e do conforto dos medíocres, assustados com a concorrência de gente mais preparada e talentosa.

A Lei Amarildo tem esse mesmo espírito corporativista. Ela vai na contramão de um fenômeno mundial, em que os jornais, as revistas, os sites de internet e as televisões buscam avidamente o concurso de cientistas, astronautas, economistas, diplomatas, políticos, atletas profissionais – enfim, todo tipo de gente com conhecimento especializado e vivência dos temas em pauta. Vale lembrar que os órgãos de informação agem assim por pressão de seus leitores, ouvintes e telespectadores, cada vez mais exigentes no que diz respeito à riqueza, primariedade e clareza das informações especializadas. Nesse contexto, a exigência de um diploma empobrece e nivela por baixo a atividade jornalística. Está nas mãos de Lula, que não precisou de diploma para ser presidente da República, o poder de vetar a lei. Esperamos que ele o use.

http://comprar.blogspot.com/

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/crime_organizado/index.html


Comentários:
Receba os destaques
de VEJA por e-mail

O que é a Próxima VEJA
A Próxima VEJA é a newsletter semanal enviada toda sexta-feira à noite com os destaques da próxima edição da revista e as novidades do site VEJA on-line. Saiba antes o que você vai ver nas bancas e na internet. Assine já! É grátis!

Como assinar a newsletter
Para assinar o boletim, basta se cadastrar no Passaporte Abril * e enviar seus dados. Se você já tem o Passaporte Abril:

Clique aqui para receber o e-mail. Você poderá escolher entre o formato HTML (com imagens, para softwares de correio eletrônico que suportam HTML, como Netscape Messenger e Outlook Express) ou em formato TXT (ideal para programas de correio eletrônico como Pegasus, Calypso ou cc:Mail).

* O que é o Passaporte Abril
O Passaporte Abril é sistema de cadastro único que permite que com um mesmo usuário (seu e-mail) e senha você assine e acesse todos os serviços oferecidos pelos sites da Editora Abril. Para adquiri-lo, clique aqui.

Como cancelar minha assinatura da newsletter
Clique aqui e informe seu e-mail e senha.

Como alterar meus dados cadastrais/e-mail/senha
Clique aqui e informe seu e-mail e senha.
 
Cliando em Antonio vc vai ver o que tenho para vender
 
Olha vi seu comentario mais não pude responder sua url esta errada
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]